Conheça mais sobre a história do samba
Ligue Agora (21) 3878-2525
Peça seu orçamento Solicite um orçamento

Conheça mais sobre a história do samba

samba

Como dizia o compositor Dorival Caymmi: “quem não gosta de samba, bom sujeito não é”. O  samba é, definitivamente, um símbolo da cultura brasileira e, por isso, é um gênero musical rapidamente associado ao nosso país.

A alma do brasileiro é retratada na animação presente em rodas de samba, e as letras do gênero musical mostram o dia a dia e a história do povo. Quer saber por que o dia 02 de dezembro é marcado por ser o Dia Nacional do Samba e um pouco mais sobre a história desse ritmo? Confira!

Samba da minha terra  

O samba foi introduzido no Brasil no período colonial, pelos escravos africanos, portanto, é um estilo que provém da fusão entre as culturas africana e brasileira. Nasceu na Bahia, no século XIX, mas foi no Rio de Janeiro que, mesmo sendo perseguido, o ritmo criou raízes e fez história. Durante a década de 20, por exemplo, quem fosse pego cantando ou dançando samba era convidado a ir batucar atrás das grades. O preconceito era derivado de suas origens negras, mal vistas pelo povo da época.

O samba incorporou outros gêneros musicais tocados na cidade, adquirindo uma característica própria, que se tornou a identidade do povo brasileiro e ganhou proporção mundial. Desta forma, mesmo existindo outras formas regionais de samba pelo país, o carioca se tornou símbolo da identidade nacional brasileira. No mundo inteiro o nome “Brasil” remete imediatamente ao samba.

samba

Segundo os registros da Biblioteca Nacional, a música “Pelo Telefone” foi o primeiro samba a ser gravado no Brasil. A melodia foi uma criação coletiva de músicos que participavam de festas na casa da Tia Ciata, uma das tias baianas da época, mas teve sua autoria registrada por Donga (Ernesto Santos) e Mauro de Almeida, na Biblioteca Nacional. Foi a primeira composição que alcançou sucesso no gênero musical e contribuiu para que o samba fosse popularizado e conhecido. Foi a partir desse momento que o samba carioca começou a ser difundido pelo país, adquirindo um lugar próprio no mercado musical e sendo presença constante em qualquer festa de boteco

Na década de 30, as estações de rádio, que eram o único meio de comunicação em massa da época, passaram a levar o samba para os lares brasileiros. São grandes sambistas da época: Noel Rosa, Cartola, Dorival Caymmi, Ary Barroso e Adoniran Barbosa.

Na década de 70 e 80, uma nova geração de sambistas ganhou espaço. São destaques da época: Paulinho da Viola, Jorge Aragão, João Nogueira, Beth Carvalho, Elza Soares, Dona Ivone Lara e Chico Buarque.

Alguns nomes são considerados os maiores sambistas de todos os tempos. São eles: Pixinguinha, Ataulfo Alves, Carmen Miranda (sucesso no Brasil e nos EUA), Nelson Cavaquinho, Aracy de Almeida, Demônios da Garoa, Candeia, Elis Regina, Nelson Sargento, Clara Nunes, Wilson Moreira, Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim e Lamartine Babo.

As escolas de samba

Entre as décadas de 20 e 30, o gênero ganharia muitas variações, tais como: samba-enredo, o samba-choro e o samba-canção. O surgimento dos sambas criados para blocos de carnaval também é dessa época. A primeira escola de samba surgiu em 1929, no Estácio – bairro conhecido pela boemia e pela malandragem. Foi conhecida como ‘Deixa Falar’, e fez sua primeira aparição na Praça Onze como um bloco de corda, e trouxe um ritmo inovador. A nova batida era capaz de contagiar qualquer folião.

No ano seguinte, cinco novas escolas surgiriam para participar do desfile na Praça Onze: ”Cada Ano Sai Melhor”, ”Estação Primeira de Mangueira”, ”Vai como Pode” (atual Portela), ”Para o Ano Sai Melhor” e a ”Vizinha Faladeira”. A cada ano surgem mais escolas interessadas em participar dos desfiles de carnaval, que ocorrem, atualmente, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. O samba saiu da festa boteco para ganhar o mundo. 

samba

Dia do Samba

Você sabe por que o dia 2 de dezembro é considerado o dia do samba? A data foi criada por iniciativa de um vereador de Salvador, Luis Monteiro da Costa, em homenagem a Ary Barroso, que havia composto “Na Baixa do Sapateiro”, mesmo sem conhecer a Bahia. Portanto, 2 de dezembro foi a data em que Ary Barroso pôs os pés em solo baiano, pela primeira vez. Inicialmente, o Dia do Samba era comemorado apenas em Salvador, mas acabou transformado-se em data nacional.

Sua festa com boa música

Se você planeja uma grande festa, regada à muito samba e outros ritmos, que tal considerar o aluguel de máquina de música? A Jukebox Digital conta com vários modelos de jukebox, para tornar sua festa especial e personalizada. Entre em cotato conosco e faça seu orçamento!

Aluguel de jukebox é na Jukebox Digital!

Compartilhar: