Como a música em lojas influencia os consumidores
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Como a música em lojas influencia os consumidores

Aprenda com a Jubebox Digital o quando a música em lojas influencia os consumidores

É muito comum observarmos em supermercados, lojas de roupas e demais estabelecimentos comerciais a presença de uma música como som ambiente. O que muitos de nós não sabem é que ouvir música em lojas, além de nos distrair enquanto compramos, podem mexer também com nosso instinto consumista e influenciar nas nossas decisões de compra.
A Jukebox Digital preparou esse artigo para te contar como foi descoberto que usar música em lojas pode influenciar diretamente nas vendas e mostrar os cuidados que devem ser tomados para que a música em lojas não tenha o efeito contrário e acabe afastando os seus clientes.p1050340

Como a música em lojas pode influenciar nos hábitos dos consumidores?

O som conhecido como música ambiente começou a ser usado na década de 1920, para acalmar as pessoas que andavam de elevador, uma inovação tecnológica gigantesca da época. Por isso, a música ambiente também é popularmente conhecida como música de elevador. Já nos anos 40, ela passou a ser usada nas fábricas, como uma forma de relaxar os trabalhadores e fazer com que eles produzissem mais.
A partir daí foi comprovado que a música pode influenciar nos hábitos das pessoas. Então, as lojas de departamento da época passaram a tocar música clássica em seu interior, a fim de estimular o consumidor a comprar mais.
Uma pesquisa realizada em 2006 pela Universidade Rutgers, nos EUA, indicou que a música em lojas afeta o comportamento do consumidor, fazendo com que aqueles que compram por impulso consumam ainda mais.
Também a Universidade Curtin, da Austrália, realizou pesquisas a respeito da influência da música em lojas sobre os consumidores e chegou a algumas conclusões interessantes:
– canções delicadas fazem com que clientes de restaurantes caracterizem vinhos como suaves, enquanto músicas com um ritmo mais intenso fazem com que o mesmo vinho seja classificado como intenso;
– clientes de um restaurante podem pagar até 2 libras (aproximadamente 7,68 reais) a mais por um prato caso ouçam música clássica em vez de músicas populares enquanto comem;
– a música clássica influencia os consumidores a adquirir produtos mais caros, enquanto músicas sertanejas fazem com que eles comprem coisas úteis e das quais realmente precisam.

Sendo assim, a música em lojas tem realmente o poder de influenciar os consumidores nas suas compras e, caso usada da maneira correta, podem ajudar a alavancar as vendas.
Mas, é preciso saber usar bem a ferramenta da música em lojas, para que não acabe apresentando um efeito contrário.

Como escolher as músicas?

Na hora de colocar a música em lojas, principalmente se o intuito for aumentar as vendas, tudo deve ser analisado. A música deve trabalhar integrada com os demais elementos do ambiente, como iluminação e cheiro. Utilizar as características do ambiente com o objetivo de vender ou divulgar um produto chama-se marketing sensorial.
Para que o marketing sensorial funcione por meio da música em lojas e as vendas sejam impulsionadas, alguns fatores devem ser levados em conta:

1- Tipo de público: Procure escolher músicas de acordo com a faixa etária, gostos e preferências do público alvo da sua loja. Para isso, conhecer seus clientes é fundamental.
2- Conceito da loja: Decoração, clima, iluminação e todo o conceito da sua loja deve ser levado em conta para escolher as músicas.
3- Fluxo de movimento: Dias de promoção e com muito movimento requerem uma música mais agitada. Esteja atento a essas oscilações de público.
4- Volume do som: O som não deve ser muito alto, para não incomodar nem atrapalhar as conversas, nem muito baixo, para que seja ouvido em todos os cantos da loja. Som alto eleva muito as chances de espantar os clientes.

Uma ótima escolha para inserir música em lojas de uma maneira criativa, interativa e prática é por meio de uma máquina de música jukebox. Dessa forma, os clientes da loja podem ir até a jukebox e escolher o que querem ouvir, abrindo possibilidades de interação entre a loja e os clientes e dos clientes entre si.

Agora que você sabe que usar música em lojas é uma maneira de atrair, cativar e estimular os clientes nas compras, entre em contato com a Jukebox Digital e alugue uma máquina de música! Nossas máquinas jukebox possuem capacidade de até 20 mil músicas e disponibilizamos ainda modelos personalizáveis para a sua empresa.
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