Não importa qual seja a ocasião ou a época do ano, organizar um churrasco é algo que faz parte da vida de muitas pessoas, não é mesmo? No Brasil, é algo comum comemorações de festas de aniversário, celebrações de fim de ano e conquistas pessoais serem festejadas com a realização de churrascos para um grande contingente de pessoas. No entanto, há a parcela que prefere fazer churrasco todo fim de semana, sem necessariamente ser por um motivo em especial.

Longe de ser apenas o ato de assar a carne na brasa, organizar um churrasco tornou-se uma manifestação de arte para alguns grupos. Em determinados locais do mundo, há uma indústria que gira em torno do churrasco.  Nos Estados Unidos, “churrascar” tornou-se um evento, sendo realizados torneios e premiações com essa temática. Saber conciliar sabor e qualidade é um grande desafio para certos churrasqueiros. Há quem diga que o ingrediente principal é depositar amor no momento de preparo.  Quem domina a arte de assar carne tende a obter prestígio no ramo da churrascaria, pois acaba correspondendo às expectativas dos apreciadores.

Mas, para que organizar um churrasco, de fato, tenha excelência de qualidade e agrade ao maior número de pessoas, é necessário que alguns cuidados sejam tomados. Desse jeito, você garantirá que os convidados sejam tratados da melhor forma possível e, consequentemente, contribuirá para que eles voltem para novas comemorações.

Nós da Jukebox Digital entendemos o quanto as confraternizações são importantes nas vidas das pessoas, o quanto esse momento é significativo para o cultivo de amizades antigas e no cultivo de laços sociais.  Diante disso, tivemos o cuidado de separar algumas sugestões que podem ajudar a organizar um churrasco.

O jeito certo de organizar um churrasco

Decorando e descobrindo

A decoração de um churrasco tende a ter um caráter mais tradicional e simples. É de grande relevância um ambiente arejado que permita a circulação de ar, a saída de fumaça e que favoreça não só a locomoção do churrasqueiro  como a interação entre as pessoas. Além disso, é aconselhável que a churrasqueira fique devidamente afastada de lugares onde há alta circulação de pessoas para que assim futuros acidentes sejam evitados. Também é recomendável que os instrumentos para o manuseio da carne fiquem devidamente higienizados e próximos à churrasqueira de modo que não dificulte a preparação da carne.

Originalmente, as mesas podem ser decoradas com toalha vermelha e as pessoas se sentarem em mesas que permitam o diálogo e a boa acomodação, assim como em festa de boteco decoração .

Convidando os amigos

organizar um churrasco

Por mais que seja um momento de confraternização e você queira que todos os seus amigos participem, é preciso que uma série de fatores sejam analisados antes que você comece a mandar convite para todos via rede social. Inicialmente, veja qual a quantia de dinheiro disponível. Em segundo, compreenda o tamanho do evento; ou seja, verifique se será uma festa para grande número de convidados ou algo de enfoque mais particular e íntimo. O intuito é fazer um churrasco de qualidade sem gastar muito dinheiro.

A escolha das carnes carne de churrasco

 

Tendo em vista a quantidade de convidados, é possível calcular o quanto será gasto ao organizar um churrasco.  A partir desse ponto, consegue-se mensurar o contingente de alimentação que será servida aos convidados. Além desses aspectos, o cuidado na escolha da carne é outro fator crucial para a preparação do churrasco. A picanha continua sendo uma das principais opções de escolha dos churrasqueiros de plantão, embora o mercado esteja abrindo espaço para outros cortes bovinos. Vale ressaltar que as carnes preferidas dos churrasqueiros sofreram queda de cerca de 40% com as ofertas em supermercados. O recado é pesquisar preços que caibam no seu bolso.

Bebidas têm o seu valor ao organizar um churrasco

O cardápio de bebidas é um outro quesito que requer um pouco mais de dedicação ao pensar em organizar um churrasco ou de uma festa boteco. Após finalizar a lista de convidados, é possível mensurar a quantidade e o tipo de bebida a ser pedido. Se as pessoas que forem ao seu evento pertencerem às faixas etárias diferentes, busque diversificar nos estilos das bebidas. Lembre-se de que refrigerantes, na maioria das vezes, agradam a um público vasto. Observe a época do ano em que o churrasco será feito. Caso seja um período de calor, será que uma bebida mais refrescante, um suco ou até mesmo água não seriam boas opções? Outra dica extremamente valiosa é prestar atenção em sistema de refrigeração. Cuide para que bebidas fiquem conservadas em temperaturas favoráveis ao consumo.

Cuidados e precauções são bem-vindos!

Embora seja muito agradável participar de um churrasco pelo fato de oferecer um momento de descontração e interação social assim como a festa do boteco, é válido prestar atenção às questões ligadas à estruturação do evento. Diante disso, estude antecipadamente o melhor local de posicionamento da churrasqueira (caso ela seja móvel). Se sua churrasqueira for fixada, busque organizar os assentos dos convidados em lugares distantes à churrasqueira. Ao organizar um churrasco, considere a possibilidade de usar proteções para as mãos e para os olhos. Esses lugares sensíveis do corpo devem ficar livres do contato com a brasa de modo que futuros acidentes relacionados à queimadura não sejam prevenidos. Fora as precauções relacionadas à segurança, é bom ficar atento às questões pertinentes a utilização dos materiais para organizar um churrasco. Um toque extremamente valioso é prestar a atenção à qualidade do carvão. Carvões de eucalipto tem maior facilidade de combustão. Já os carvões compostos por variados tipos de madeira tendem a queimar com mais dificuldade. Busque saber se o carvão é proveniente de um plantio de reflorestamento ou de extração ilegal de mata nativa. Caso tenha uma origem duvidosa, opte por usar opções de marca que garantam maior credibilidade no momento da compra.

Sem música não dá!

Se você quer organizar um churrasco que tenha do bom e domelhor e agrade a todos, não deixe de contar com um repertório musical de altíssima qualidade! Além do fato do aluguel de jukebox te oferecer a vantagem de economizar com a contratação de um dj, você ainda pode escolher na maquina de musica jukebox  uma playlist totalmente diversificada que vai desde “Deixo a Vida Me Levar”, de Zeca Pagodinho, aos sucessos mais recentes da MPB.