Como a música pode alavancar as vendas
Ligue Agora (21) 3878-2525
Peça seu orçamento Solicite um orçamento

Como a música pode alavancar as vendas

alavancar as vendas com música

Alavancar as vendas é uma vontade de todo empreendedor. Tenta-se de todo jeito fazer com que os consumidores se sintam cada vez mais atraídos pelos produtos ou serviços oferecidos para que as vendas aumentem de uma forma considerável. Mas, nem sempre as estratégias são eficazes.

Utilizar o marketing sensorial é uma estratégia que vem sendo cada vez mais usada e sua eficácia em alavancar as vendas é comprovada por estudos. O marketing sensorial baseia-se em estimular todos ou um dos 5 sentidos de uma maneira especial, com o objetivo de fazer com que o cliente se sinta à vontade dentro do seu estabelecimento.

Neste artigo, trataremos especificamente da audição e como você pode utilizar este sentido dos seus clientes para fazer com que eles comprem mais.

Como alavancar as vendas com a escolha da música

A audição já foi um dos sentidos menos explorados no setor de vendas, principalmente se comparada à visão. Cada vez mais ela vem sendo lembrada e valorizada, principalmente pelos comerciantes. As músicas estão por toda a parte, desde as lojas voltadas para o público jovem até os banheiros de shoppings.

Isso não acontece à toa. A música é realmente capaz de mudar o humor de quem a ouve e, com isso, pode ajudar a alavancar as vendas. Porém, é importante estar sempre atento sobre a escolha da trilha sonora. Existem músicas que podem, sim, deixar o seu público com um humor mais favorável e melhor ambientado no seu estabelecimento.

Entretanto, se você optar por músicas mais agitadas é preciso ter certeza de que esse tipo de música é agradável para seu público. Se você colocar uma música eletrônica, com uma batida muito forte, em uma loja voltada para artigos para idosos, por exemplo, o som pode não ser muito bem aceito. Isso fará com que esses idosos, no caso, não se sintam à vontade e queiram sair rapidamente do seu estabelecimento; o que irá prejudicar as suas vendas.

Um outro exemplo é o tipo de música para um bar ou restaurante. O tipo de público que frequenta uma festa de boteco em um bar é muito diversificado. Portanto, a máquina de música para bar deve ser completa, conter todos os estilos musicais, para que o público possa escolher a que mais lhe agrada.

Portanto, a dica é: conheça o seu público. Saiba exatamente qual o perfil dos seus clientes e qual tipo de música irá agradá-los. Não existe receita mágica, apenas pesquisas e observações. Caso seu negócio seja direcionado a um público muito amplo, difícil de unificar em um só perfil, opte sempre por um som mais calmo; este é o que menos corre risco de incomodar a alguém.

Direitos autorais

A lei de direitos autorais no Brasil é bastante rígida e, assim como as outras, não pode ser esquecida. Para reproduzir músicas em locais públicos é preciso pagar uma taxa referente aos direitos autorais ao ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, órgão responsável por arrecadar valores de direitos autorais e repassar aos detentores).  O cálculo dessa taxa é realizado a partir da área sonorizada (metragem do espaço), região onde o estabelecimento está, tipo de negócio, se é cobrado ingresso e se a utilização da música for frequente.

Por mais que sejam muitos fatores, ainda assim vale a pena investir. Em um estabelecimento de 30m², por exemplo, o valor pago ao ECAD é de R$63,40. A taxa deve ser paga da mesma maneira se o uso for por CD, DVD ou streaming. Os valores arrecadados são repassados aos detentores dos direitos autorais a partir de amostragem colhida a cada 3 meses.

Diferencial

Jukebox na Limits

São muitos os estabelecimentos que estão aplicando essa técnica para alavancar as vendas. Por isso, você deve ter um diferencial para chamar ainda mais a atenção dos seus clientes. A forma de apresentação da música pode ser uma maneira. Você pode, por exemplo, recorrer ao aluguel de jukebox. A máquina de música jukebox é atrativa visualmente, versátil e ainda permite que seus clientes escolham a música que querem ouvir.

Já está montando a playlist para o seu estabelecimento? Não se esqueça de levar em consideração todos os fatores que chamamos atenção neste artigo e aumente já as suas vendas! Entre em contato com a Jukebox Digital, escolha o modelo que mais combina com seu estabelecimento e peça seu orçamento.

Compartilhar: