Era dia 07 de setembro de 1822. Às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, o príncipe regente Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil. Dessa forma, o país deixava de ser uma colônia de Portugal, ainda que o trono continuasse a ser ocupado por um rei português. De lá para cá, muita coisa mudou, ainda que de maneira lenta.

Nesses quase 200 anos desde que o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa, diversos nomes da música brasileira já escreveram canções para declararem seu amor pelo país e sua indignação pelos problemas sociais que ele enfrenta. Por isso, neste dia da Independência do Brasil, a Jukebox Digital preparou uma lista de músicas escritas em momentos diferentes da história por artistas que, assim como você, sempre amaram o país, sem deixar de lado o desejo de que ele se torne melhor para a atual e para as futuras gerações. Confira!

Músicas para ouvir no dia da Independência do Brasil

Aquarela do Brasil – Ary Barroso

Composto em 1939 por Ary Barroso, o samba-exaltação Aquarela do Brasil levou o gingado do samba brasileiro para o mundo todo, depois de ter sido escolhido pelo próprio Walt Disney como música tema da animação “Alô amigos”, cujo personagem principal é o papagaio Zé Carioca. A letra, que é considerada um poema épico, faz declarações de amor à pátria, às belezas de nossa terra e ao povo brasileiro, conhecido pela sua receptividade e alegria. No exterior, Aquarela do Brasil é conhecida quase como o hino nacional brasileiro, e suas frases significativas já foram cantadas por grandes nomes da MPB, como Gal Costa, Carmem Miranda e Elis Regina, e regravada por astros internacionais, como Ray Conniff e Frank Sinatra. No dia da Independência do Brasil, essa música nos lembra que o Brasil é um país belo, miscigenado e possui uma natureza linda e rica”.

Brasil – Cazuza

Apesar de o Brasil ser um país repleto de belezas naturais, de um povo acolhedor e de grandes comemorações, nós sabemos bem como nem tudo é perfeito em terras tupiniquins. No ano de 1988, o ídolo Cazuza fazia dessa música, de nome Brasil, um enorme protesto contra os que se apoderavam do país e revertiam as leis em benefício próprio. Depois de expressar sua indignação, Cazuza também declara sua fidelidade à pátria amada, dizendo: “Em nenhum instante eu vou te trair“. Essa música é uma ótima escolha para se ouvir e refletir durante o dia da Independência do Brasil, afinal, muita coisa precisa mudar para que o nosso país seja, de fato, uma pátria livre.

País Tropical – Jorge Ben Jor

Composta por Jorge Ben Jor e gravada primeiramente por seu amigo, Wilson Simonal, essa canção exalta as tradições, belezas e diferentes culturas do Brasil. Tornou-se um símbolo do nacionalismo e orgulho de morar em um “país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. Regravada, posteriormente, pelo próprio compositor e por cantores como Ivete Sangalo, Gal Costa e Alexandre Pires, País Tropical é, sem dúvida, uma música que não pode faltar na sua playlist no dia da Independência do Brasil.

refletir a independência do brasil

Que país é esse? – Legião Urbana

Mais uma música de protesto, esse clássico do Legião Urbana, interpretado pela voz inesquecível de Renato Russo, é um grito dos jovens brasileiros que, indignados com a corrupção e tantas coisas ruins às quais o país é acometido, querem que a sua voz seja ouvida. Lançada em 1987, a música Que país é esse ainda está presente em manifestações democráticas por todo país, inclusive em marchas em comemoração à Independência do Brasil e, por isso, não poderia ficar de fora da nossa lista.

Alegria Alegria – Caetano Veloso

Ainda falando de ditadura, essa música é considerada o hino pela luta contra o regime e, por isso, sua letra é uma ótima reflexão para o dia da Independência do Brasil. Composta e interpretada por Caetano Veloso, Alegria Alegria, lançada em 1967, é o marco do início do movimento musical conhecido como Tropicalismo. A letra é repleta de metáforas, para burlar a censura dos “anos de chumbo” e faz referências aos amigos que foram exilados do país, como no trecho:

“Eu vou
Sem lenço, sem documento
Nada no bolso ou nas mãos
Eu quero seguir vivendo amor”.

 

Gostou das nossas dicas? Não se esqueça que o dia da Independência do Brasil é um feriado nacional, e nada melhor do que aproveitar o feriado com que você gosta. Para tornar esse momento ainda melhor, não pode faltar muita música, incluindo as da nossa lista. Afinal, apesar de todos os problemas enfrentados no dia a dia de todo brasileiro, nosso país possui belezas inigualáveis e deve ser exaltado.

Para não deixar nenhuma música de fora e ter à sua disposição todas as canções dos seus artistas favoritos, você pode alugar uma das máquinas de música da Jukebox Digital! Nossas máquinas contam com um acervo de mais de 20 mil músicas e vídeos, que estarão disponíveis para você e seus amigos escolherem o que querem ouvir. Entre em contato conosco e faça já o aluguel de máquina de música com a Jukebox Digital!

Links úteis:
festa de boteco
festa boteco
festa do boteco